SEXO NA MENSTRUAÇÃO


O texto Bíblico orientava aos israelitas a não praticar sexo durante a menstruação da mulher. É usada a seguinte justificativa: “não te chegarás a mulher enquanto for impura, em virtude da sua imundície...” (Lv 18:19).

A mulher durante o seu ciclo pré-ovulatório e ovulatório possui um mecanismo muito interessante que protege o órgãos reprodutivos altos (útero, tropas e ovários).


Esses órgãos superiores normalmente não possuem microorganismos nenhum; do outro lado a vagina possui até 25 espécies de bactérias diferentes e milhões de microorganismos que convivem no órgão genital da mulher.

Embora vagina e útero estejam ligados um ao outro, os dois em situações ideais e normais nunca se contaminam. Ou seja, os microorganismos da vagina nunca alcançam a útero.

Isto porque na vagina não há nenhuma bactéria com ‘mobilidade’ – como ocorre no intestino, que bactérias como a E. Coli e Proteus mirabilis, possuem ‘mobilidade’ e podem se deslocar em meio aquoso ou nas secreções.

Além disso o colo do útero, a divisória entre vagina e útero, é constituído de células glandulares que produzem um ‘muco’ ou secreção que ‘sela’, fecha o canal entre os dois compartimentos.

Sendo assim nenhum microorganismo alcança os órgãos reprodutores superiores da mulher porque o canal do colo do útero passa a maior parte do ciclo ‘fechado’ por este tampão de ‘muco’.

Mesmo uma relação sexual com seu movimento de penetração, não pode empurrar o material secretório com bactérias por meio daquele canal. O ‘muco’ que esta ali possui uma ação bactericida e as bactérias que são projetadas ali são dissolvidas por esta secreção.

O homem ao ejacular na vagina da mulher coloca ali milhões de espermatozóides que partem em direção do útero; esses espermatozóides começam sua corrida ainda na vagina e fazerem esse trajeto arrastam bactérias e se tornam carreadores de microorganismos estranhos ao útero.

Mas enquanto o tampão de secreção estiver ali no colo do útero, ele garante que os espermatozóides passem pelo canal, mas as bactérias sejam ‘presas’ na teia de muco e os espermatozóides passem ‘limpos’ e sem nenhuma contaminação para as partes mais altas.

No entanto durante a fase ‘lútea’ do ciclo da mulher, o útero começa a eliminar o epitélio glandular (endométrio) que recobre este órgão (líquido menstrual). Se o tampão permanecesse ali no colo do útero, todo esse material seria represado na base do útero e putrefaria ali.

Mas próximo ao 28º dia do ciclo a progesterona aumenta na corrente sanguínea da mulher e as células do colo do útero diminuem a produção do tampão de ‘muco’ até ele liberar totalmente a passagem para que o líquido menstrual desça livremente.

Nesta fase de menstruação da mulher se houver alguma relação sexual, os espermatozóides irão carregar bactérias para as partes altas (útero, trompas e ovários). O tampão de ‘muco’ não estará ali para limpar os espermatozóides.

Durante os 5 a 7 dias do ciclo, na fase de menstruação é recomendável que a relação sexual seja evitada para não contaminar a mulher.

O casal pode recorrer às caricias sexuais para satisfazer o desejo neste período de tempo; mas a penetração deve ser evitada.

Assim que o líquido menstrual cessar a sua eliminação, o colo do útero irá reconstituir o tampão que recobre o canal e o casal pode retomar as relações sexuais. O estradiol se eleva na corrente sanguínea a determina também a produção do tampão de proteção do colo do útero.

41 comentários:

  1. MUITO ESCLARECEDOR, MAS NO CASO DO SANGUE QUE É LIBERADO PODE AFETAR O HOMEM DE ALGUMA FORMA ?
    NO CASO SE NA RELAÇÃO ELE USAR PRESERVATIVO TERIA ALGUM PROBLEMA?
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!

    ResponderExcluir
  2. Esse imbecil que fez esse comentário é um abitolado mesmo, que só pensa no seu prazer, não se preocupa com a saúde da mulher e não teme a Deus. É um babaca. Ai como tem gente idiota nesse mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc fala em temer a Deus mais sai xingando o rapaz. Parabéns Crente

      Excluir
  3. Esse imbecil que fez esse comentário é um abitolado mesmo, que só pensa no seu prazer, não se preocupa com a saúde da mulher e não teme a Deus. É um babaca. Ai como tem gente idiota nesse mundo.

    ResponderExcluir
  4. dienefer bobo...........

    ResponderExcluir
  5. dienefer muito bobo...............

    ResponderExcluir
  6. Porque iria temer a Deus????
    Porque temeria o unico que meu amigo é?????????

    dienefer bobo.............

    ResponderExcluir
  7. O mundo está uma merda por causa desses prepotentes que usam um Deus para agredir e impor suas opiniões aos outros... imbecil é aquele que não respeita, seu filho da puta! Cada um com seu credo e interesse.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente o respeito eh bom né gente..

    E pro moco que perguntou se prejudica o homem a resposta é NAO, a menstruacao nada mais eh do que sangue na sua forma mais pura, usando a protecao necessaria para evitar infeccoes e outras doencas, nao faz mal nem pra mulher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta,sem querer provou que é gente inteligente e educada.valeu.

      Excluir
    2. Na verdade prejudica sim Beth. A menstruação não é só sangue, também é tecido uterino descampado. A umidade e temperatura juntamente com esse produto da descamação prejudicam sim o homem. Alguém nos comentários já explico melhor que eu aqui se quiser ver.

      Excluir
    3. Na verdade não é só sangue normal é o óvulo da mulher q não foi fecundado, por isso tem um cheiro mais forte, deve prejudicar sim

      Excluir
  9. Dienefer como você pode ficar falando mal de uma pessoa que só perguntou algo que estava curioso, ai você vem atacar com palavrões e xingamentos, me desculpe mais quem não teme a DEUS é você, isso que você fez se chama hipocrisia.
    E ao "ANÔNIMO" gostaria de dizer que não devemos responder com as mesma armas do inimigo e sim com as armas do Senhor.

    Para Dienefer >> "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão"
    (Mateus 07:05)

    E Anônimo >> "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência." (Provérbios 17: 27)

    E PARA OS DOIS >>

    "O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias." (Provérbios 21: 23)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sabedoria vem de Deus.adoro o livro de proverbios,fica a dica para a nossa edificação.

      Excluir
  10. Dienefer esta sendo grossa e mau educada com o colega!!!
    pense antes de ofender!!

    ResponderExcluir
  11. O autor podia ainda ter abordado a forma como isso também afeta o homem: de como o sangue (matéria orgânica), a temperatura e a umidade torna o ambiente propício à proliferação de vírus, bactérias e fungos (incluindo DST's). De como o tecido descamado pode conter DST's também. Ou seja, de que o ato é prejudicial ao homem e a mulher juntamente. ""Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.
    E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.
    E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.
    E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.
    Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.
    E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais irmãos! A bíblia sa explica com a bíblia. Certo?digo isto porque creio que as respostas que ainda não sabemos estão lá. E tudo o que fizermos,se não fizermos por fé, creio que estamos pegando e não estamos glorificando o nome do senhor,naquilo que estamos fazendo.Que o espírito santo de Deus ,esclareça, todas as nossas dúvidas, através de um irmão ou irmã de Deus,pesquisas sérias, sempre tendo a bíblia como referência. Paz a todos .

      Excluir
    2. Meu irmão, vc está correto na maioria de seus apontamentos, mas a bíblia apesar de nos ensinar muito e ser completa por si só não nos impede buscar outros tipos de conhecimento (com cautela, sempre a analisando como fonte absoluta de verdade). Prov. 3:19-20a (NIV) Através da sabedoria o Senhor deitou os fundamentos da terra, através do entendimento, estabeleceu os céus no lugar; através de seu conhecimento as profundezas foram divididas.
      Prov. 24:3-4 (NIV) Através da sabedoria uma casa é construída, e pelo entendimento é estabelecida; através do conhecimento, seus cômodos cheios com tesouros raros e bonitos.
      Deus permitiu ao homem obter todo conhecimento que hoje possui. Se não fosse a ciência muitos ainda morreriam de varíola, não existiria água encanada, tratamento de esgoto, e outras coisas que melhoram - e muito - nossas vidas. Veja o exemplo do Rei Salomão que ao ser contemplado com a possibilidade de pedir qualquer coisa à Deus pediu sabedoria.
      Assim devemos ser, podemos e devemos aprender a formar novos conhecimentos sempre, mais uma vez, desde que sempre alicerçados na verdade absoluta da bíblia.

      Excluir
  12. Hum,agora me diga uma coisa.
    Jesus se pronunciou a respeito disso,ou foi lá no VT.
    Que disse que uma hora algo era imundo outro purificado.
    Nem Cristo falou nada e vc querendo explicar algo através desse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, recomendo que procure saber a respeito das leis morais e cerimoniais e do novo concerto. Mas já te adianto que Jesus não falou porque nada foi abolido, sendo assim desnecessário falar novamente algo que já havia sido dito.

      Excluir
  13. Alguém me responda por que Cristo não falou nada?
    Tem algo estranho,obscuro e oculto com esse sexo,teologia,e toda humanidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu irmão, recomendo que procure saber a respeito das leis morais e cerimoniais e do novo concerto. Mas já te adianto que Jesus não falou porque nada foi abolido, sendo assim desnecessário falar novamente algo que já havia sido dito.

      Excluir
    2. Gálatas 5:4 e 3:10 aquele que usa os livros da lei para justificar-se se fez maldito, caiu da graça

      Excluir
  14. O casal pode realizar outras carícias para se satisfazer?? (MASTURBAÇÃO??)

    Existe preservativo, para evitar contato direto entre mucosas. E mais, custa ficar uma semana sem sexo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A masturbação desde que envolva o cônjuge, direta ou indiretamente, não é pecado. Já com relação às mucosas, o contato direto não é o único problema, o artigo do irmão fala disso. Recomendo que retorne ao texto para ler.

      Excluir
  15. A penetração durante a menstruação irá contaminar a mulher.

    Mas o casal pode se envolver em carícias sem tocar na vagina da mulher; a excitação para a mulher vai ser menos prazerosa mas é uma forma de aliviar as tensões.

    Além do sexo por penetração pênis-vagina, o casal pode fazer penetração pênis-coxas (sexo interfemural); penetração pênis-seios (sexo intermamário).

    O casal pode se estimular com carícias nos genitais; a mulher estimulando o pênis do homem (isso não é masturbação, mas carícia) e o homem estimulando o clítoris da mulher.

    A masturbação é um ato solitário e feito em si mesmo; a carícia é a estimulação a dois.

    Então há formas do casal aliviar a tensão sexual sem a penetração pênis-vagina e contaminar a mulher durante a menstruação.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Levítico 12:2 Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda.
    Levítico 12:5 Mas, se tiver uma menina, será imunda duas semanas, como na sua menstruação; depois, ficará sessenta e seis dias a purificar-se do seu sangue.

    Levítico 15:24 Se um homem coabitar com ela, e a sua menstruação estiver sobre ele, será imundo por sete dias; e toda cama sobre que ele se deitar será imunda.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito dos adventistas, têm uns louvores lindos, mas só não dá pra entender por que essa insistência em querer imitar os ritos judaicos. Eles pensam que precisa ser judeu para ter a salvação?! Mas já que eles insistem com isso, então deveriam obedecer toda a Lei antiga. Insistem tanto em Levítico e em sábados.... mas não deixam de comer sua carninha de porco né, será que todos eles são circuncidados? Fazem a festa das cabanas todo ano? Será que suas mulheres usam um calção por baixo pra não mostrar as calcinhas quando estão subindo os degraus da igreja? Será que no frio eles usam apenas blusas de lã, pois está escrito que não pode misturar tecidos diferentes? Será que eles fazem sacrifícios de animais? Ué, mas não querem obedecer Levítico??

    Já que eles ignoram o Concílio de Jerusalém, onde os apóstolos declararam que não era mais obrigado a seguir nenhuma dessas leis judaicas arcaicas que nem os judeus praticavam? E quando Pedro teve a visão dos animais, mas ele disse que nunca comeu nada imundo, foi repreendido pelo Senhor: Não chames tu imundo ao que Deus purificou!
    Se querem insistir em obedecer leis antigas, tudo bem, não perdem a salvação por isso, mas então deveriam obedecer TODA A LEI, pois está escrito que quem falha em obedecer uma só lei quebranta a lei inteira. Eu só não entendo esses adventistas, mas tudo bem, os amo mesmo assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha procure saber mais... quem disse que adventista come carne de porco? Porém procure saber sobre lei cerimonial e Lei de Deus para entender o que é cada uma e qual não precisa mais ser seguida e quando não foi mais necessário segui-la e por que... pois a lei cerimonial foi abolida com a morte de Cristo o CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO mais a LEI DE DEUS NÃO FOI ABOLIDA NEM NIMCA SERÁ POIS FOI A ÚNICA PARTE DA BIBLIA ESCRITA PELO SEU DEDO E DEUS NÃO MUDA... Leia 2 João la fala com mais clareza apocalipse tbm
      .
      Bons estudos

      Espero ter ajudado

      Excluir
  20. Eu faço sexo quando estou menstruada, fico mais excitada

    ResponderExcluir
  21. Mariza, seja safada apenas com seu marido hein, não precisa ficar espalhando.
    Delícia, depois dizem que mulher não tem Cio, olha aí, tem sim.
    Algumas ficam no tesão pouco antes da menstruação, só não dá pra fazer oral, mas põe uma toalha por baixo e mandar ver.... Ou faz debaixo do chuveiro...
    Eu sou cristão batista, não tem nada haver de Levítico não, pecado é fornicar e adulterar, mas dentro do casamento pode.

    ResponderExcluir
  22. Meu versículo hoje é : Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram”. Romanos 12.15.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Gostei do texto. Certos estatutos do Antigo Testamento têm como principal objetivo a salubridade do povo israelita, mas alguns carregam juntamente um conceito moral também. É importante que nós cristãos entendamos os mandamentos não somente no aspecto da salubridade, mas também as suas implicações morais. Tanto os versos do início como do final do capítulo de Levítico 18 trazem à luz quais são as intenções das ordenanças divinas. Em primeiro lugar o Senhor diz: "Eu Sou o Senhor vosso Deus"; e repete isto três vezes em todo o capítulo deixando claro que o povo israelita era sua propriedade particular escolhida dentre os povos da Terra. Em segundo, os demais versículos que seguem destacam preceitos que nenhum cristão pode rejeitar a sua observância, visto que são mandamentos morais e não cerimoniais; porém o verso 19 parece destoar dos demais a primeira vista, mas não destoa, pois além de visar a salubridade também carrega uma moral de separação dos demais povos (egípcios e cananeus, verso 3) com os quais os filhos de Israel tiveram ou teriam convivência, ou seja, as práticas dos povos pagãos não seriam adotadas por Israel.
    Semelhante coisa nos foi dada para observar pelos apóstolos e anciãos no Concílio de Jerusalém (Atos 15) por causa da contenda promovida pelos judaizantes que queriam introduzir atos cerimoniais mosaicos aos gentios. Sob anuência do Espírito Santo foi decidido que os gentios convertidos deveriam abster-se das coisas sacrificadas aos ídolos, "e do sangue", e da carne sufocada, e da fornicação (Atos 15:29). Alguns entendem que "abster-se do sangue" tem haver apenas em não comê-lo, no entanto o texto é mais amplo do que isso; mas fique bem claro que não estou com isto dizendo algo contra transfusão de sangue, muito pelo contrário, pois muitos acidentados foram salvos graças a essa técnica médica, contudo o que quero salientar é que certos preceitos da Lei Mosaica (e até anteriores a ela, veja Gênesis 9:4) foram delegados também a nós gentios pelo Espírito Santo e pelos anciãos e apóstolos da Igreja primitiva (Atos 15:28,29). E creio eu que não ter relações sexuais com a esposa no período menstrual deve ser observado também pelos cristãos gentios, pois assim como os israelitas eram um povo separado dos demais povos da Terra, a Igreja de Jesus Cristo também é, e os costumes dos pagãos não devem ser imitados por nós (veja Levítico 18:24-30); e por isso está escrito: "Mas como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" (1 Pedro 1:15).

    ResponderExcluir
  25. Eu achei RIDÍCULO o uso desse versículo de levíticos 18:19. ONDE QUE MENSTRUAÇÃO É IMUNDÍCIE?? Imundo é o escroto que escreveu isso.

    ResponderExcluir