ESTOU SOZINHO, E AGORA?

“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só...” Gênesis 2:18

Para começar uma relação, basta estar sozinho. E se você está solteiro, sozinho, 'encalhado', esperando alguém... você potencialmente é o próximo a namorar - afinal: para começar um namoro, é preciso antes, que você esteja só.

O nosso século 21 tem imposto sobre a mente do cristão, valores e conceitos que dificultam o acesso aos corações ou nos 'blindam' para as relações afetivas com aqueles que estão ao nosso lado.

Conceitos como a "ditadura da beleza" (parafraseando o Dr. Augusto Cury - Ditadura da Beleza, Editora Sextante), o consumismo, materialismo e a massificação da mídia etc, tem formatado nossas mentes e nos levado a ficar só.

Se você esta só, a probabilidade de que você esteja sozinho por escolha própria é de 70%. 

O quê? Você esta sozinho por que escolheu ficar solteiro? Será?

Pense consigo mesmo. Quantas pessoas já tentaram, ou você mesmo, já tentou iniciar uma relação.   Pense.

Faça uma lista de dez pessoas (incluindo as que você "acha" feia, inadequadas, sem futuro, desajeitadas etc) que já tentaram entrar em um relacionamento com você. Faça isso agora... pegue papel e caneta, ou abra um bloco de notas ai no celular, vamos lá! Faça já.

Agora conte quantas dessas dez pessoas, você dispensou ou ignorou por que eram "isso ou aquilo" - feias, inadequadas, sem futuro, desajeitadas etc.

Pessoas são seres humanos. Elas não são objetos para serem consumidas ou compradas por um rótulo (feinha, magricela, gordinha, baixinha etc.) Você vai ver que você dispensou na média 70% delas porquê julgou inadequada. 

Jesus disse: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também" Mateus 7:1 e 2.

E assim um ciclo sociológico se estabelece, onde um julga o outro como "inadequado" para namorar ou casar... 

Ai fica todo mundo sozinho, e se perguntam: Estou só, e agora? 

Permita-me dar uma sugestão, pegue sua lista (complete com outros nomes) e faça um levantamento de quem está disponível. Ore e peça a Deus para te iluminar, tire a "trave do seu olho" para enxergar melhor as pessoas.

Uma dica - dê prioridade para aquelas pessoas que afirmavam amar você. E ignore os supostos defeitos. Faça uma avaliação espiritual; se a pessoa é espiritual, os defeitos poderão ser trabalhados com comunhão e oração. 

E partir daí se aproxime da pessoa e sem preconceitos, permita-se ser amada(o).

Segue uma lista de 10 fatores e objeções comuns que as pessoas fazem para não entrar em um relacionamento, e que são argumentos falhos:

1. Ele(a) não tem posição social - ser da classe baixa, média ou alta não deveria determinar uma relação - todas pessoas são capazes de amar.

2. Ele(a) não tem dinheiro - planejamento deve existir, mas não seja neurótico(a). Todas as pessoas são capazes de trabalhar e vencer na vida.

3. O que vão pensar de mim? - essa é uma objeção colossal. Não se importe com o que irão falar ou pensar do seu relacionamento - a vida é sua.

4. Aparência - não avalie as pessoas pela aparência, você poderá cometer erros imperdoáveis, que talvez nem mesmo você se perdoe no futuro.

5. Personalidade - assim como devemos ser cuidadosos para não entrar em uma relação com pessoas incompátiveis, não devemos ser apressados em descartar aquelas que aparentemente são 'sem graça'. 

6. Mídia - os padrões de filmes, novelas e revistas são ilusórios. Não espere um príncipe ou que sua relação seja uma comédia romântica...

7. Atração sexual - a química sexual é importante mas não é tudo.

8. Fé - o único ponto inegociável em uma relação é este. Se um pretendente é um genuíno cristão, a probabilidade de sucesso no seu relacionamento é alta.

9. Padrões - é bom ouvir o conselho dos pais, mas há padrões que podem atrasar sua vida emocional. Por exemplo: só namorar com alguem que esteja fazendo faculdade; só namorar alguem que tenha carro e casa própria etc.

10. Deus - não pense que Deus fechou as portas para você. Deus é o maior interessado em sua felicidade. Deus é que 'doura' nossos sonhos. Nós é que frustramos os planos de Deus. 

Uma das coisas que mais prendem homens e mulheres, moços e moças no mundo é o sexo ou o relacionamento que estão cultivando.

Não somos ´ilhas´ e viver sozinho não é bom, e isso tem levado os jovens e solteiros a uma grande busca do companheiro perfeito.

O namoro ou o relacionamento é essencial para jovens e solteiros, pois nos permite conhecer a pessoa. Esse tipo de relacionamento antes de se casar é tão importante que pode determinar a felicidade e o sucesso no casamento. É aqui que conhecemos a pessoa, seu caráter, sua personalidade e temperamento. Esse conhecimento determina a felicidade futura.

Mas os relacionamentos atuais são formados com base em um conceito do mundo (atração sexual) e é esquecido de avaliar outras coisas que são importantes – quais os sonhos, realizações, perspectivas, espiritualidade, personalidade e amor à família etc.

Quem não avaliar esses fatores na pessoa que está desenvolvendo um relacionamento, está arriscando a felicidade futura.

Hoje os casamentos estão fracassando porque outras prioridades foram colocadas – o prazer, a beleza e o dinheiro. Conheço inúmeras pessoas, que se importaram somente com a aparência e beleza da pessoa e se esqueceram de avaliar a personalidade, e o resultado foi desentendimento, brigas e separação.

Há os que só pensam em dinheiro, e se ligam a aqueles de boa condição financeira; se não for rico... nem olha. Mas quando no casamento a personalidade e o temperamento se manifestam, a vida se torna um incômodo ou muitas vezes um pesadelo. Algumas pessoas fogem destas situações através da infidelidade, trazendo mais problemas e pecado a sua vida.

Mas há os que por fatalidade estão juntos; isso acontece entre os cristãos; aventuram-se no sexo, a garota fica grávida e aí a consciência (corretamente) os leva ao casamento... o casal (há exceções) acaba tendo crises espirituais e no relacionamento.

Outras se ligaram pela química da atração e discutem o tempo todo por incompatibilidade de planos, personalidade, idade etc; um quer estudar outro quer ficar em casa e fazer uns bicos de vez em quando; um possui uma personalidade forte o outro é sensível, e suas vidas são uma eterna oposição.

O que tem nos levado a esse tipo de situação precipitada, trata-se do fator sexual tão presente em nosso século. Quando deixados a se levar apenas pela sexualidade não percebem certas coisas no companheiro. A excitação que o sexo oferece acaba os dominando; mas você pode estar argumentando, que não estamos o tempo todo pensando em sexo! 

Mas a Sexualidade em nossos dias não envolve apenas os momentos de intimidade; é um estilo de vida, que se veste para o sexo, se pensa em sexo, se diverte com o sexo, se explora o sexo na mídia, enfim estamos em um século sexualizado!

LEIA MAIS clicando aqui.

13 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo artigo.
As pessoas deveriam investir na área emocional pelo menos na mesma proporção que investem na aparencia física.
Certa vez, em meio à um grupo de amigas eu comentei que a infidelidade destroi a relação e ouvi que 90% ou 80% dos casais traem ou já traíram pelo menos uma vez.
Então, 90% ou 80% dos casais são infelizes! e os filhos destes também! e assim a sociedade segue com tantos problemas e depois pensam ter sido abandonados por Deus. Não terá sido justamente o contrário......o povo abandonou Deus, Suas leis!!!

celio r velho disse...

ola este blog é uma bênção para todos nos

Jesus Cristo é Senhor disse...

Muito esse arttigos tio Ivair parabens esse temas ajudam muitas pessoas.

Anônimo disse...

Olá Pr. Ivair, gostaria de saber quando ao lugar da realização de um casamento. Pode ser ao ar livre, por exemplo, ou somente na igreja?

Anônimo disse...

Dá pra explicar a alegria sentida no louvor e na comunhão pelos mesmos hormônios. Se paixão e desejo são coisas que devemos evitar para não "viciar" nosso cérebro, devemos evitar também uma vida cristã normal. Que tal pararmos de ver tudo pelo lado da proibição? Já pensou na tristeza que é enxergar, mesmo dentro de um casamento, o orgasmo do seu parceiro somente como reações químicas? Gente, nosso corpo é um presente! A sexualidade se desenvolve mesmo antes do casamento de várias formas, temos que ser mais sinceros ao tratar disso, caso contrário o "tabu" permanece.

Unknown disse...

é realmente interessante saber isso! porque a maioria de nós só sentimos o prazer sem saber de onde vem. Preciso de esclarecimento quanto a uma inquietação do meu lado. Desde que comecei a namorar uma jovem que eu gosto tanto,cada vés que falo com ela ao telefone mesmo nas mensagens fico sempre ereto e por fim sai o liquido produzido pela testosterona. sera que é o prazer que sinto por ela ou é outra coisa?

Unknown disse...

Estamos a nomorar a distancia e por ano so nos vimos 3 ou 4 vezes. é por ai!!!

Unknown disse...

Sou Aparicio de nacionalidade mocambicana. Gostaria de saber se sonhos molhados e pecado?

Ivair Augusto disse...

Ola Aparicio
Os 'sonhos molhados' não são pecaminosos.
São um mecanismo natural do corpo para liberar o excesso de semem ou tensão sexual acumulada.

Paulo disse...

Aparício, "sonhos molhados", além de pecaminosos são setas que o diabo usa frequentemente! Vivi toda minha vida sozinho, sem mulher pois não me casei, claro que lutando toda minha vida contra masturbação né, quantas vezes estava fazendo tudo certinho, vigiando, orando, evitando internet, etc. pois sabia que meus parentes iriam viajar, eu ficaria uns dias sozinho e a tentação de ficar a noite toda peladão vendo mulher pelada é enorme..., eu tinha certeza que iria vencer o pecado e fui dormir assim (já me preparando a semana toda pra não pecar), mas de madrugada pouco depois dos parentes viajarem, tinha sonhos eróticos e acordo no meio de um orgasmo e morrendo de desejos sexuais, a coisa é muito forte, a tentação bate, perdemos as forças, feriado, sozinho em casa com internet...não deu outra, quantas vezes já caí assim, por causa de um sonho, uma seta do diabo! Então quando tiver esses sonhos, assim que acordar repreenda em nome de Jesus e peça perdão e reconheça isso como uma seta mesmo e se não vigiar a gente caí mesmo. Isso é seta, o corpo não precisa desses malditos sonhos, o corpo já elimina o excedente de esperma por outros meios. A luta é na mente, mas até em sonhos somos perturbados. Os casados não sabem o que é isso, podem se satisfazer a hora que quiserem com a esposinha né casados! Que bom, um dia espero também chegar lá!

Anônimo disse...

Olá estou solteira no momento, oassei dos 30 e ainda sou virgem , ultimente tenho desejos incontroláveis, fico vendo videos pornografico da Internet e isso aflora meus sentido sexuais vindo a excitação. ... o que faço quero me libertar de tudo isso.

Ivair Augusto disse...

Os "desejos incontroláveis" são resultado dos vídeos ponográficos; o que você pode fazer é não assistir esses vídeos. A forma mais saudável de controlar esse desejo incontroláel é praticando atividade física para diminuir a tensão sexual.

Marcos Silva disse...

Engraçado que todos esses que querem dar conselhos para os jovens vencerem masturbação, na verdade, nem eles entendem o quanto é difícil (tenta ficar um mês sem transar com a esposinha pra ver se não fica subindo pelas paredes...) TODOS são pessoas casadas, que podem se satisfazer a hora que quiser né....

Eles dizem: Ah, faça atividade física... Meu, se na hora da tentação, isso não ajuda em nada, quando o fogo se acende, não tem exercício, nem banho gelado que apague... Se eu for sair nessa hora pra rua pra correr, a única coisa que vai acontecer é que vou comer a mulherada com os olhos....

Irmãzinha, também sou virgem, homem, e mais de 40, se quer mesmo se libertar, tem que pagar o preço querida, a mangueira do chuveirinho é tentação, corta ela, põe um cabo de vassoura lá. Tire o Pc do seu quarto, se quiser um perfect, venda seu Pc ou corte o plano de Internet, quero ver vc acessar pornografia se não tiver como.
É a única forma, acredite, caso contrário vai continuar caindo sempre, pois é forte demais. Que o bom Deus nos ajude!