DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Com a liberação sexual que ocorre em nossos dias, é muito importante que adolescentes, jovens e até casados, tenham em mente o perigo das DST, a fim de perceberem o porque Deus pede a virgindade, o casamento e a fidelidade para fundamentar as relações entre homem e mulher.

A multiplicidade de parceiros sexuais tem sido o grande responsável pela propagação da mais famosa DST de todos os tempos – a AIDS. Até mesmo a Gonorréia que era muito comum na idade média nos bordéis e entre prostitutas, não tiveram um número de pessoas infectadas, como a AIDS tem alcançado.

A promiscuidade (variedade de parceiros sexuais) é condenada por Deus; “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, ações indecentes ... não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”. Gálatas 5:19

Já discutimos os efeitos da promiscuidade sobre a psiquê, mas a saúde também é afetada.

Pesquisas de comportamento sexual concluíram índices de maior aquisição de parceiros sexuais, são mais freqüentes entre homens do que entre mulheres; entre os homossexuais masculinos do que entre os heterossexuais; entre as pessoas atendidas em clínicas de DST do que entre a população em geral; entre adolescentes e adultos jovens do que entre os adultos mais velhos.

Portanto a variedade sexual é que determina a infecção pelas DST.

As mulheres são muito susceptíveis às infecções e desenvolvem mais complicações que os homens; a morbidade de mulheres por DST é maior do que em homens.

Nas mulheres as DST passam por vezes, desapercebidas, devido a anatomia do órgão genital feminino; fica difícil para a própria mulher perceber alguma alteração no epitélio (pele) da vagina; já no homem a anatomia externa e projetada para fora, permite um controle visual e higiene bem feita. Daí a necessidade de moças desde cedo fazerem consultas a ginecologista, para relatar coisas simples ou qualquer anormalidade.

As DST geralmente causam ulceras ou feridas nas genitálias, e isso é a porta de entrada para o vírus do HIV.

No homem outros tipos de infecções podem conduzir a uretrites (infecções na uretra); a exemplo da mulher a uretra por ser um compartimento interno, causa dificuldades de se perceber alguma alteração. Geralmente se percebe apenas uma dificuldade de urinar ou uma secreção transparente, mas que por vezes não são tidas como importantes.

É muito importante a consulta médica, até mesmo em casos de desconfortos em urinar ou nas relações sexuais. Casos prolongados de infecções simples pode levar a esterilidade, complicações de fertilidade ou desinteresse sexual.

As DST devem ser conhecidas por todos. Esse conhecimento é útil porque nos leva a um maior domínio da saúde de nosso corpo; às vezes coisas simples que poderíamos detectar como anormalidades, são passadas por alto devido a ignorância de algumas informações.

A sexualidade humana tem sofrido com esse estigma de ser algo sigiloso e desrespeitoso, e assim doenças, traumas, desvios, infelicidade e morte têm sido o destino de muitos.

Nenhum comentário: