TEATRO E ESTÁDIOS – O ASPECTO CULTURAL


“Bem aventurado o ‘cristão’ que... não se detém no caminho (locais e ambientes) dos pecadores... “ Salmo 1:1.

O caminho dos Pecadores possui muitos atrativos, o teatro, os estádios de jogos, casas noturnas, salões de jogos etc.

As peças Teatrais atuais, geralmente expõem o erotismo e a sensualidade ao vivo; são tramas para satisfazer o desejo sexual. Mas o teatro tem uma forte história cultural, e muitos argumentam, que é um local de cultura na sociedade.

Precisamos ser cuidadosos com o assunto de cultura. Em nosso país quando falamos em cultura, folclore e regionalismo, muitas vezes atingimos nossos princípios frontalmente. Você participaria da maior manifestação cultural no país, o carnaval?

As peças teatrais sejam os clássicos ou as mais vulgares, sempre refletem a cultura de um povo alienado do Criador.

‘Romeu e Julieta’ e ‘Macbeth’, os grandes Clássicos do Século XVI da mente descrente de Shakespeare, trazem em seu desfecho a prática do suicídio. Quem assiste suas peças, se deslumbra (processo de excitação dos sentidos) com o romance ou o drama; mas isso não é cultura.

A valorização e ostentação do pecado, não devem ser classificadas como tais. Quantas jovens nos séculos passados, diante do forte controle paternalista e da sociedade machista que imperava sobre a mente feminina, se suicidaram ou foram infelizes em seus relacionamentos por se inspirarem no romance do dramaturgo inglês.

Atualmente o rock e as drogas são a forma moderna de propagar a ‘doutrina´ do suicídio.

O problema do Entretenimento em ambientes, não é só o conteúdo da programação envolvida, mas principalmente de quem está no ambiente.

Os estádios de futebol são um exemplo de como o ambiente pode se tornam impróprio ao cristão. Nenhum outro lugar é permitido extravasar os impulsos, como em um estádio de futebol.

O clima é de disputa, a rivalidade é a razão do jogo. A questão é: quem é o melhor. Motivados por estes ‘princípios´os torcedores se deixam levar pela paixão. Palavrões, insultos, ameaças, xingamentos; ira, raiva e ódio. O que mais poderia descrever um ambiente destes?

Esse também é um ´caminho dos pecadores´; aqueles que vão a um ambiente como estes não compreenderam ainda a essência do Evangelho. Os estádios para jogos de futebol ainda estimulam a idolatria de seres humanos (os jogadores de futebol) e a valorização de entidades, como os clubes.

Essas coisas estão tão ligadas a nossa cultura como povo, que não percebemos como elas podem moldar nossos conceitos e determinar comportamentos.

Podemos vincular o futebol como esporte em nossa vida e fazer dele um hábito saudável, e ter como passatempo, assistir as partidas de futebol pela tv, onde estamos no círculo familiar e de amigos; mas precisamos estar alerta quando a paixão é despertada e ela nos leva ao ´caminho dos pecadores´, aos hábitos, costumes e valores dos mundanos.

Quando o assunto envolve Jogos, muitas situações são discutíveis. Muitos dos jogos no século passado, envolviam apostas e dinheiro; hoje existem clubes e casas Noturnas que oferecem jogos de boliche, sinuca, cartas e os jogos eletrônicos, simplesmente pelo prazer de se jogar.

Mas aqui reside o grande problema com o entretenimento em nossos dias – o prazer. Gasta-se muito tempo, em se divertir; e a satisfação própria é o objetivo de tais momentos de lazer, e nos esquecemos que coisas mais produtivas e importantes poderiam estar sendo feitas, em nosso Lar, na igreja ou pessoalmente. Perdemos hábitos como o da leitura, de caminhadas, diálogos, e conversas em família ou com amigos.

Esses jogos muitas vezes viciam a pessoa e tiram o tempo e as afeições para coisas como a comunhão, o serviço cristão e participação na igreja.

Os jogos eletrônicos são o grande modismo do momento, e percebemos como as crianças, juvenis e até mesmo adolescentes e jovens gastam horas em frente a tv ou o computador, com jogos que muitas vezes são violentos.

Os mais populares jogos da atualidade são os que os jogadores portam armas em uma simulação de guerra ou treinamento militar e matam seus adversários.

São experiências que preparam o cérebro para situações do futuro; muitas crianças e juvenis estão amadurecendo suas emoções e construindo seu patrimônio de valores, e as muitas horas com na prática destes jogos, as vinculam com valores do mundo – a violência, o crime e a morte.

Nenhum comentário: