DST QUE PODEM INFECTAR ATÉ SOLTEIROS

As DST podem ser divididas entre as causadas por parasitas e fungos (infestações), e as causadas por bactérias e por vírus (infecções).

Dentre as DST causadas por parasitas, encontra-se uma muito comum em população de baixa renda, em que as condições sanitárias e de higiene são precárias - a Pediculose. É uma infestação da região pubiana causada por um inseto do grupo dos piolhos e cuja única manifestação é o intenso prurido que causa. Pode alcançar também os pelos da região do baixo abdome, ânus e coxas. A transmissão ocorre principalmente pelo ato sexual, porém podem ocorrer através de roupas de cama, vestimentas, uso comum de toalhas e vasos sanitários. A prevenção ocorre através da seletividade do parceiro sexual. Essa infestação é muito comum em pessoas que fazem uso da prostituição, com parceiros sexuais que não tem condições ou hábitos de higiene.

Outra infecção por parasitas é a Tricomoníase. Alcança os órgãos genitais e sistema urinário do homem e da mulher. No homem causa uma uretrite de manifestações em geral discretas, podendo, eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros. É uma das principais causas de vulvovaginite (infecção da vulva e vagina) da mulher adulta podendo porém, cursar com pouca ou nenhuma manifestação clínica. Somente os exames regulares poderão determinar essa infecção na mulher (pois os sintomas não são evidentes) e indicar o tratamento para o parceiro (homem). É apenas transmitida por relações sexuais.

A Candidíase é uma doença causada por fungo. A candidíase, especialmente a candidíase vaginal, é uma das causas mais freqüentes de infecção genital. Caracteriza-se por prurido (coceira), ardor, dispareunia (dor ao coito) e pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos, semelhante à nata do leite. Com freqüência, a vulva e a vagina encontram-se edemaciadas (inchadas) e hiperemiadas (avermelhadas). As lesões podem estender-se pelo períneo, região perianal e inguinal. No homem apresenta-se com hiperemia da glande e prepúcio (cabeça do pênis) e eventualmente por um leve edema e pela presença de pequenas lesões puntiformes, avermelhadas e pruriginosas (coceira). Não é uma doença de transmissão exclusivamente sexual. Existem fatores que predispõe ao aparecimento da infecção: diabetes mellitus, gravidez, uso de contraceptivos orais, uso de antibióticos e medicamentos imunosupressivos, obesidade, uso de roupas justas etc. Mesmo sem ter relações sexuais, o uso de roupas apertadas e a higiene (falta dela ou feita de forma errada) podem provocar o aparecimento dos fungos.

A variedade de infecções fúngicas é tão rica quanto de bactérias, mas devido a dificuldade de isolamento dos mesmos, eles não são divulgados, mas generalizados como fungos; porém são muito comuns.

A genital feminina é muita predisposta ao aparecimento dos fungos, pois sua anatomia genital projetada para dentro, favorece a umidade e o calor causados pelas secreções e a temperatura corporal; essas são as condições ideais para os fungos. Mas na vagina da mulher existem bactérias que controlam os fungos e não permitem que eles se proliferem. Alguns hábitos da mulher podem favorecer os fungos; a constante higienização da vagina com sabonetes ou outros produtos podem alterar a microbiota (´população´ de bactérias) e causar um desequilibro, favorecendo os fungos.

Uma observação - Microbiota Normal - nosso organismo, a partir do nascimento, entra em contacto com germes (bactérias, vírus, fungos etc) os quais vão se localizando na pele e cavidades (boca, vagina, uretra, intestinos etc) caracterizando o que se chama de Flora Microbiana Normal. Normal porque é natural e porque estabelece um equilíbrio harmônico com o nosso organismo.Existem condições em que este equilíbrio pode se desfazer e determinar o predomínio de um ou mais de seus germes componentes, causando então o aparecimento de uma infecção.

Normalmente após uma relação sexual as mulheres se higienizam com água e sabonete, e isto pode ir destruindo essas bactérias. A higienização por duchas vaginais é desaconselhada atualmente. A higienização usual deveria ser apenas externa, na vulva. A higiene vaginal deve ser feita com sabão neutro para não destruir a microbiota normal da vagina. As mulheres bem fariam em procurar orientação de sua ginecologista, para maiores detalhes quanto a esta higiene e sua regularidade.

O homem não possui uma umidade constante em seu órgão genital, o que não favorece o aparecimento de infecções fúngicas; mas os fungos se desenvolvem no homem e a higiene da glande e prepúcio( cabeça e a pele do pênis) devem ser feitas com bastante cuidado para evitar a transmissão para a mulher e o desenvolvimento da infecção nestas.

2 comentários:

Gaby Spanic disse...

Gostei de ler essa pesquisa quero dar parabéns, porque me ajudou muito no trabalho de Ciências ,é bem dificil achar um site bem recheado de informações !

Anônimo disse...

necessario verificar:)