DST COMUNS A CASAIS

As infecções por vírus têm uma particularidade, que por vezes é fatal – não tem cura; ou os tratamentos são longos.

A Herpes Genital é uma infecção recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vírus que determinam lesões genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem erosão (ferida) seguida de cicatrização espontânea do tecido afetado.

As lesões com freqüência são muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhidão) local.
O Vírus causa vulvite, Vaginite, Cervicite. Ulcerações (feridas) genitais e Proctite (inflamação do reto). Em mulheres gestantes contaminadas pode levar ao abôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto e infecções peri e neonatais. O acompanhamento da ginecologista e do obstetra é vital nesses casos.

Como já dissemos não existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doença. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestações da doença ou aumentar o intervalo entre as crises.

Outra DST de origem viral, muito comum é o Condiloma Acuminado. É uma infecção causada por um grupo de vírus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes com o aspecto de couve-flor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher.

Em ambos os sexos podem ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionados com o coito anal. Com alguma freqüência a lesão é pequena, de difícil visualização à vista desarmada, mas na grande maioria das vezes a infecção é assintomática ou inaparente (sem nenhuma manifestação detectável pelo paciente). As verrugas causam verdadeiras deformidades se não forem tratadas; sua aparência é indicada pelos nomes populares que esta doença recebe: Jacaré, jacaré de crista, crista de galo, verruga genital.

O HPV causa Câncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus (na prática do sexo anal).Alguns trabalhos médicos referem-se a possibilidade de que 10-20% da população feminina sexualmente ativa, possa estar infectada pelos HPV. A principal importância destas infecções deriva do fato que do início da década de 80 para cá, foram publicados muitos trabalhos relacionando-as ao câncer genital, principalmente feminino.

Alguns tipos de virus tem um potencial oncogênico (que pode desenvolver câncer) maior do que os outros. Repetindo ... daí a importância dos exames regulares para investigar possíveis infecções.

A transmissão se dá por Contacto sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o virus pode ser transmitido. Eventualmente uma criança pode ser infectada pela mãe doente, durante o parto. Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias que não a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas e toalhas.

A Hepatite C também pode ser transmitida sexualmente. É uma infecção das células hepáticas pelo HCV (Hepatitis C Virus) que se manifesta por um espectro de sintomas vão desde a infecção inaparente e subclínica (sem sintomas) até a rapidamente progressiva e fatal. Os sintomas são falta de apetite, febre, náuseas, vômitos, astenia, diarréia, dores articulares.

 Atualmente já existe tratamento para a Hepatite C, e medicamentos que reduzem o número de cópias virais, no sangue circulante do infectado; geralmente são tratamentos longos e desgastantes, e o sucesso do tratamento depende do tipo de vírus que infectou a pessoa.

Um comentário:

Anônimo disse...

wtf!?