OS OITO REMÉDIOS NATURAIS

Eles são oito princípios naturais, mas podem ser usados como remédios para alcançarmos uma qualidade de vida melhor. São elementos que o próprio Deus criou e deixou para homem usar e receber os seus benefícios.

1. Água abundante – nós somos composto por 75 trilhões de células e cada uma delas tem em sua composição 75% de água! São essas células que compõem tecidos, órgãos e sistemas. Quão importante é que estejamos ingerindo líquido o bastante para nutrir essas células.

Há sistemas de nosso corpo, como o renal, que utilizam a água para eliminar as toxinas e excretas. Toxinas que precisam ser eliminadas para melhor desempenho do cérebro, que pode ser prejudicado pela concentração das mesmas. Alguns tipos de dores de cabeça podem ser resolvidos com a simples ingestão de água!

O sistema circulatório veicula as células sanguíneas através de um líquido aquoso chamado plasma; os leucócitos são uma destas células ativas de nosso corpo para eliminar bactérias, vírus e outros agentes infectantes; eles se deslocam por entre os vasos de nosso corpo graças a sua constituição aquosa que lhes permite a diapedese, que é um deslocamento gelatinoso e permeável que a água lhes confere, podendo atravessar poros menores que o seu próprio tamanho! Mas a pouca ingestão de água pode dificultar a ação dos leucócitos e facilitar a instalação de viroses como a gripe e o resfriado.

São muitas as funções da água em nosso organismo, e a sua ingestão é saudável para nossa saúde de forma geral. Dependendo do seu sexo, atividade, idade e clima em que você vive, você deverá beber até 2 litros de água por dia ou 8 copos de água. Use chás, sucos puros e refrescos naturais para conseguir a quota diária de líquidos. Seja rigoroso no controle da ingestão de líquidos e acostume-se a contar quantos copos bebeu ao longo do dia.

Não se permita passar mais que duas horas sem um copo de água!

Mas a água tem funções terapêuticas se usada no exterior do corpo também. Atividades na água são muito benéficas; a temperatura da água estimula os vasos e irrigação dos tecidos musculares. A água fria tem sua função terapêutica estimulante, assim como a água morna em atuar sobre o corpo de forma calmante.
Se você não tem acesso a uma piscina se utilize banhos de banheira (mornos) para relaxar os músculos após um dia estressante de trabalho.

Use a mangueira do quintal para banhos em jatos sobre os músculos para refrescar e massagear os músculos cansados.

A natação é um excelente exercício físico que fortalece, estimula e relaxa os músculos. Dentre as atividades físicas várias que existem, dê preferência às feitas na água como a sauna, hidroginástica que se utilizam também das funções terapêuticas da água.

O princípio que a água possui são suas características de temperatura e alcance do corpo; a água permite a transferência ou absorção de calor e frio, que muito beneficia os sistemas de nosso corpo; seja em forma de líquido, vapor ou gelo, há múltiplas formas de usufruir os benefícios deste maravilhoso elemento natural deixado por Deus.

Se você não conhece a hidroterapia, procure ler e se informar com profissionais naturalistas e conhecer uma nova forma de tratar seus problemas físicos.

2. Ar Puro – É obvio que todos nós respiramos, mas nem sempre o ar possui uma qualidade boa ou respiramos profundamente; atividades físicas ao ar livre em meio a natureza, alem de favorecer a inalação de ar de boa qualidade, também promove uma inspiração maior e mais ativa para os pulmões.

O oxigênio é um elemento vital na fisiologia do cérebro; ar de má qualidade com muitos poluentes e em um ambiente em que o oxigênio não é renovado, prejudica o desempenho deste orgão. Os locais em que permanecemos muito tempo (trabalho e quarto de dormir), deveriam ser bem arejados para promover a renovação do oxigênio; pessoas que passam períodos inteiros em ambientes fechados comprometem suas funções e obtém um desempenho baixo do cérebro.

Locais bem arejados promovem melhor desempenho das funções cerebrais, como pensar, raciocinar, analisar, decidir decifrar, ler e armazenar informações etc.

O oxigênio é utilizado pelas células junto com a glicose no processo de produção de energia; o processo de difusão do oxigênio para as células através dos capilares, depende muito de como respiramos; as células não estão muito longe dos capilares (50 micras) mas algumas se encontram mais distantes e precisam de uma difusão mais efetiva, que ocorre através da inspiração profunda motivada pelo exercício físico.

Os nossos hábitos sedentários não permitem respirações profundas, e um grande volume de ar puro para os pulmões. Nossa respiração se torna superficial e a oxigenação dos tecidos e músculos do corpo são feitas de uma forma básica. A respiração profunda aumenta a concentração do oxigênio no sangue, eleva a pressão arterial, acelera os batimentos cardíacos e permite que ocorra uma maior irrigação dos tecidos e células.

A respiração profunda sempre esta associada a movimento e conseqüentemente atividade muscular, favorecendo uma troca mais ativa de gases pela célula, e um maior fluxo de entrada de água, nutrientes e outras substâncias.

Dentre essas substâncias destaco a Serotonina, que é liberada em momentos de lazer (sem competição), descontração e recreação; esse hormônio é produzido no cérebro a partir de estímulos agradáveis; é uma substância que impede que ocorra os mecanismos da depressão, estresse e tristeza. Uma atividade ao ar livre em meio à natureza permite um fluxo dessas substâncias, promovendo bem estar, fortalecimento e nutrição ao corpo.

Algumas pessoas têm dificuldade em pegar no sono ou de dormirem durante toda a noite; a oxigenação do cérebro (e demais órgãos e músculos) favorece os mecanismos de excreção celular, liberação de toxinas, metabolismo dos hormônios do estresse e exposição aos hormônios do bem estar.

Uma caminhada ao final da tarde, além de promover esse mecanismo vai oferecer trabalho ao músculos do corpo, que naturalmente induzirão a liberação das drogas indutoras do sono. Antes de dormir uma simples rotina de exercícios respiratórios profundos (de 3 a 5 minutos), em que respiramos ar puro, prendemos a respiração por alguns segundos a cada minuto e voltamos a respirar profundamente, permitirá uma renovação do oxigênio no sangue e cérebro e uma indução do sono mais eficaz ao nos deitarmos.

Se nos permitimos respirar profundamente por períodos regulares e longos durante o dia, teremos uma saúde melhor, uma disposição alegre e atividade mental aguçada!

3. Luz Solar – Pesquisas em países ao norte do hemisfério, tem comprovado que a ausência da luz solar na rotina diária das pessoas faz surgir o mau humor, depressão e estresse. Os invernos ao norte do equador são longos e em muitos países da Europa as pessoas passam meses sem a luz solar; o índice de suicídio e depressão nestes países aumenta com a temporada do inverno.

A luz solar no início da manhã e no final da tarde, só traz benefícios ao organismo; são horários em que podemos expor grandes partes do corpo para receber diretamente a luz do sol. Nesse processo os vãos sanguíneos mais externos se vasodilatam e irrigam melhor as áreas de nosso corpo que talvez estivessem horas (8-10 hs) com uma irrigação crítica, pela inatividade do sono.

Novamente substâncias e hormônios do bem estar são produzidos pela sensação prazerosa do sol na pele, as células da pele recebem os raios solares e iniciam o processo de produção da vitamina D, que somente é sintetizada com a exposição do sol no corpo humano. A luz solar também favorece a fixação do cálcio nos ossos, e é essencial para as crianças em crescimento e pessoas da terceira idade.

Na realidade um coquetel de substâncias começa a circular o sangue e alcançar o cérebro oferecendo sensações de prazer, descanso e alegria; a felicidade tem fórmulas e mecanismos ativadores, e esse é um deles.

4. Exercício Físico – minha esposa costuma dizer que fazer exercícios físicos é uma rotina desgastante. Mas é a disciplina nesta atividade que garante a vitalidade, jovialidade, beleza e bem estar que poucas pessoas exibem. O exercício físico regular e equilibrado promove a juventude na aparência e a boa disposição.

O exercício físico leva a um trabalho cardio-respiratório que pouco experimentamos em nossas atividades diárias; mesmo aqueles que trabalham estão sentados ou pouco andam, o que não exige do coração e dos pulmões. É necessário colocarmos esses dois órgãos em movimento acelerado todos os dias; exercícios físicos diários de 40 a 60 minutos fortalecem o coração e ativam os pulmões e revitalizam todo os sistema de órgãos e tecidos do organismo humano.

Podemos ter uma dieta até saudável para o coração, mas se não fizermos exercícios físicos a gordura da dieta ou da bio-transformação dos alimentos, irá se depositar da mesma forma em nossas artérias e entupir nossas coronárias (veias que irrigam o coração). O produto final de todo alimento que não é metabolizado em energia será a bio-transformação de gorduras e acúmulo destas não só em veias e artérias, mas na cintura, braços e abdômen.

Precisamos aprender a ser disciplinados e persistir em fazer atividades físicas; mas sempre que falamos isso as pessoas não se imaginam em academias ou nos aparelhos de ginástica. Tenho boas notícias para você; faça caminhadas, e você estará fazendo o essencial; não terá músculos definidos mas estará garantindo a saúde e jovialidade que tanto almejamos.

Comece fazendo caminhadas de 20 minutos e andando normalmente, depois vá acelerando o passo, e a cada semana aumente 10 minutos do tempo de exercício, até alcançar os 60 minutos. Se você quiser reduzir seu peso, faça essas caminhadas duas vezes ao dia e associe uma dieta, outros exercícios localizados (para abdômen, braços e costas) e exames hormonais. Muitas pessoas não emagrecem por optar só pela dieta, ou só exercício... há pessoas que precisam de tratamento hormonal e de todas as outras coisas associadas.

Movimento é vida e beleza; ficar sem movimentar-se e sem exercícios, significa envelhecer mais rápido e morrer mais cedo. Isto porque o exercício físico promove a ativação da circulação sanguínea, irrigando melhor os órgãos e tecidos do corpo, trazendo os nutrientes e retirando as toxinas do corpo; mais oxigênio alcança os tecidos e órgãos, substâncias revitalizantes são produzidas e o bem estar é estabelecido.

5. Alimentação Saudável – a relação da saúde com aquilo que ingerimos, cada vez mais é comprovada pela medicina; uma alimentação simples e natural favorece o bem estar geral da pessoa.
Nossas dietas modernas são compostas por muitos produtos industrializados, refinados e refeições rápidas; perdemos muitas vitaminas, fibras, proteínas naturais e coisas como a cor dos alimentos, o aroma e o sabor natural; essas coisas também têm seu valor dentro da satisfação do apetite e da boa digestão!

Os produtos industrializados são acrescidos de muitos aditivos químicos, que são conservantes, estabilizantes, aromatizantes, seqüestrastes e várias outras substâncias que não são prejudiciais a nossa saúde. Muitas dessas substâncias são aprovadas pelo Ministério da Saúde, e é assegurado que não fazem mal; mas a própria função das substâncias indica o seu potencial de malefício; muitas dessas substâncias estão ali para evitar o crescimento bacteriano e de fungos, e funcionam como ´antibióticos´ quando entram em contato com a flora bacteriana de nosso intestino.

Outras substâncias possuem moléculas de potássio e sódio em sua formulação, e podem comprometer a pressão arterial daqueles que são hipertensos.

Quando Deus criou os alimentos, Ele não colocou conservantes ou qualquer outro aditivo; pelo contrário, os alimentos naturais se deterioram com muita facilidade!

Alimentos como frutas, verduras, legumes e cereais possuem um equilíbrio perfeito para nossa dieta. Se você se alimenta em uma Fast Food, vai ter que controlar suas calorias, colesterol, triglicérides etc; mas se você se alimenta de cereais e grãos integrais, frutas, legumes e verduras, dificilmente precisa se preocupar com esses índices bioquímicos.

Naturalmente grãos integrais regulam seu intestino, controlam níveis de colesterol; as frutas possuem taxas ideais de açúcares, evitando problemas futuros com diabetes; os legumes são equilibrados e não alteram sua pressão arterial e as verduras vão lhe proporcionar todas as vitaminas necessárias, sem necessidade de se usar complementos vitamínicos.

A alimentação natural favorece a longevidade e o rejuvenescimento! Dietas ricas em cereais integrais, frutas, verduras e legumes favorecem a saúde do coração, e demais órgãos (fígado, rins, intestino); haverá menos propensão aos males cardíacos e complicações sistêmicas. Os alimentos naturais produzem menos metabólitos tóxicos na digestão e metabolismo final; são menos toxinas, menos radicais livres, um bom funcionamento intestinal e renal, favorecendo o órgão responsável pela boa aparência – nossa pele!

A dieta ocidental é muito rica em carbohidratos e refinados. Pesquisas indicam que o uso excessivo de massas favorece o aumento de um hormônio, a insulina, responsável pela metabolização da glicose, produto final das massas. A insulina é um dos hormônios do estresse, e está associada ao envelhecimento.

Na sua próxima refeição, inclua mais vegetais e legumes; se alimente deles na sua forma mais natural (crua) e se for processálos, faça através do vapor, que preserva as vitaminas e oligo-elementos vitais de sua composição. Em refeições matinais e noturnas, dê preferência às frutas.

Use o pão integral, iogurtes naturais acrescidos de mel, passas, ameixas secas e flocos de milho. Use as carnes brancas (frango e peixe) e deixe a carne vermelha para ocasiões especiais. Use moderadamente de os queijos. Você é aquilo que come! Seja natural!

6. Sono Regular – o ciclo do sono começa com a ausência da luz do sol; quanto mais cedo dormirmos mais benefício nosso cérebro vai ter, devido ao período de vigília (14 a 16 horas) que se auto regula. O sono é estimulado por substâncias que são lançadas no sangue com a ausência da luz natural. Somos muito prejudicados com a questão da luz artificial, e o prolongamento do período de vigília do cérebro; aqueles que conseguem dormir cedo estão experimentando um descanso mais profundo devido a um hormônio chamado Melatonina.

Essa substância é produzida enquanto dormimos, mas somente nas primeiras horas após a ausência da luz natural; se prolongamos o período da vigília do cérebro, menos Melatonina é produzida. Esse hormônio é mais uma droga poderosa que atua no cérebro trazendo a sensação de descanso e bem estar.

O nosso Século das Luzes e agora das atividades virtuais a noite (TV, Internet) nos privam do melhor do sono; é nas primeiras horas em que a Melatonina é jogada em nosso sangue, e realiza seus efeitos calmantes e revitalizadores no cérebro.

Naturalmente o período da noite, criado por Deus tem 12 a 10 horas de acordo com a época do ano. É justamente o tempo que precisamos para o descanso do corpo e da mente, e recuperação das energias para o dia seguinte.

Quando nos permitimos um descanso de no mínimo 8 horas, estamos promovendo a saúde de nosso corpo; uma mente que constantemente trabalha (estado de alerta) em períodos longos e tem apenas períodos de 6 ou 4 horas de descanso, não pode oferecer o melhor raciocínio ou desempenho.

Programe suas atividades e acostume-se a dormir o mais cedo possível; sem culpa alguma, permita-se ter de 8 a 10 horas de sono!

7. Elimine as Drogas – e quando falo de drogas me refiro também àquelas mais populares (álcool, nicotina e cafeína). Essas três drogas têm acabado com a vida muitas pessoas!

O álcool já foi discutido como droga e com suas alterações de comportamento levam a violência, desastres e dezenas de situações problemáticas.

O fumo é mais letal e menos tolerado pela sociedade. Apesar de não ser uma droga que altere o comportamento (mas oferece alívio ao fumante) a nicotina tem sido combatida de forma eficaz. Porém existem 4.600 outras susbtâncias, que corroem os pulmões, envenenam o cérebro, causam câncer e dezenas de outros problemas de saúde.

A cafeína é outra droga muito popular, mas que é combatida nos consultórios médicos. Os cardíacos, hipertensos e os que sofrem de enxaqueca, aprendem a eliminar a cafeína de seu hábito alimentar, para melhorar sua saúde. Irritabilidade, dor de cabeça, nervosismo, palpitação, insônia e ulceras são as causas do uso da cafeína. A retirada da droga pode causar a síndrome de abstinência (como qualquer outra droga) levando a pessoa a ficar nervosa, ansiosa e irritada, mas a desintoxicação deve ser feita.

Também já mencionamos a questão das drogas em forma de medicamentos, que viciam e criam dependentes dos fármacos. São pessoas que usufruíram do benefício de um medicamento, mas no abuso destes se tornaram dependentes, não podendo viver sem a sua interferência.

A problemática para tais casos é a necessidade permanente da droga para a pessoa se manter equilibrada. Alguns casos são patológicos, e devem ser conduzidos ou revistos através de acompanhamento médico para alternativas mais saudáveis; mas há aqueles que se tornaram vítimas do vício.

Todo viciado tem sua saúde comprometida, e as funções vitais do seu cérebro foram corrompidas pelo vício. A liberdade de tais drogas implica na saúde mental, melhor sociabilização e virtudes espirituais sólidas.

8. Confiança em Deus – o último princípio para uma boa saúde é a confiança, a fé em Deus! Em um mundo de tantas armadilhas, artifícios e até de males incuráveis, somente Deus se torna o nosso refúgio!

Jesus ao vir a Terra passou grande parte do seu ministério de apenas três anos curando as pessoas e oferecendo alívio as dores e males dos humanos. Não é diferente hoje! Ele pode oferecer saúde e restauração a todo aquele que Nele confia.

A oração e a orientação espiritual já é considerada em alguns hospitais como alternativas terapêuticas para as doenças. Já ficou demonstrado por pesquisas que pessoas que tiveram a visitação de capelães, os quais oraram e fortaleceram a esperança e a fé do paciente, esse grupo de pessoas demonstrou um prognóstico mais favorável em sua reabilitação.

“Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado (feliz) o homem que nele confia” Salmos 34:8; sim, o resultado de confiar em Deus é a felicidade.

3 comentários:

Fátima disse...

Maravilhoso, tudo que li é formidável, aproveitei bastante e tirei muita lição que aplicarei no meu dia a dia, com certeza, Parabéns!
Fátima
mflsousa@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns, muito importante o último princípio. CONFIANÇA EM DEUS,porque é fundamental, passei mal as 2:00 da madrugada estava sozinha e pedi ajuda de Deus, tive vontade de tomar 01 copo de água e asim me curei, pela fé.
Adorei tudo que li.
Wilma
wmcamara@hotmail.com

paolo w mantovani disse...

Faz tempinho desde as matérias que assistimos junto... Deus te abençoe bastantão em seu ministério!!! Muito bom seu espaço por aqui! voltarei mais vezes!! abs!!