TELEVISÃO – O MUNDO AO SEU ALCANCE


A Televisão é a maior e a mais popular via de comunicação do planeta, por sua acessibilidade e variedade. Ela não satisfaz apenas adolescente, mas jovens, adultos e idosos.

Homens de forma especial são estimulados visualmente; a visão é um dos mais poderosos sentidos junto com a audição e paladar se tornando uma das principais vias de informação para o cérebro.

É no cérebro onde são processadas as nossas emoções, que ocorrem através de liberação de drogas incríveis; o processo de: imagem-visão-cérebro-estímulo-drogas-excitação – é tão prazeroso e pode oferecer tantas experiências que a tv inaugurou a era das emoções virtuais.

As imagens produzidas podem gerar impulsos que aceleram o coração, aumentam a respiração, vasodilatam capilares e irrigam o cérebro e outros órgãos levando drogas adrenérgicas e dopaminérgicas.

Programas como os Reality Shows, que observam as pessoas em sua intimidade, se tornaram picos de audiência, devido a um mecanismo de prazer sexual, oferecido pela visão. Muitas pessoas têm prazer em observar a intimidade de terceiros, seja a intimidade sexual ou a vida alheia.

Isto pode chegar a estados patológicos (doença), como já mencionamos o voyeurismo. Na realidade tais programas se baseiam neste vício, para oferecer o prazer virtual.

Ao olhar (principalmente homens) são estimulados e o cérebro oferece um coquetel de drogas maravilhosas, semelhante ao que se obtém com o sexo. O problema é que para o cérebro, a repetição de tais experiências (memória), determina o hábito e o estilo de vida sexual.

O voyeurismo é considerado um desvio sexual, porque muitas pessoas passam a sentir prazer só olhando. Não sentem mais prazer com o processo natural do sexo; mas há variantes no comportamento, onde pessoas para partirem para o ato sexual, só são estimuladas, através de vídeos ou revistas pornográficas (alguns casais usam deste artifício).

O caminho oferece prazer, mas é vertiginosamente ascendente, levando (literalmente) para baixo quem se envolve com esse tipo de prazer. São vários as anomalias e os níveis, dependendo do perfil de cada pessoa.

O Inimigo de nossas almas tem um objetivo, que é tirar de nós a imagem e semelhança com o Criador; e se possível ele nos transformará em anomalias.
As Novelas são populares entre Idosos e crianças, homens e mulheres, mas principalmente por estas últimas.

Mulheres são ativadas sexualmente pelo toque e audição; e uma novela, pelo menos lhes satisfaz, no mecanismo auditivo do romance. Em toda novela há várias tramas, cenas e diálogos, que para a mulher significa – prazer.

O caminho do estímulo sexual na mulher vem pela audição, chegando ao cérebro, onde o estímulo desencadeia drogas, entre elas a oxcitocina, a droga do prazer feminino; um nível diferente e uma experiência virtual de prazer, mas que para a mulher é agradável.

Mas esse tipo de programa (novela) também acaba passando informações que mudam conceitos, trazem perguntas e ditam costumes e hábitos.

Há muitas tramas que conduzem a um questionamento da fórmula do casamento, do tipo de relacionamento, de questões familiares, do tipo de parceiro sexual, e muitos outros pontos da vida de uma mulher, onde por vezes está insatisfeita ou infeliz.

Um crescente número de divórcios e separação tem invadido até mesmo o circulo familiar cristão, o que nos leva inquirir – por que agora, se há 20 ou 30 anos não havia isto na família cristã?

Os princípios são os mesmos, os programas da igreja para os casais são melhores, por que agora, os casamentos estão se desfazendo? Isto nos leva a pensar neste fator externo, adquirido na Mídia ou através das amizades, fornecendo novos conceitos para suas relações.

A tv brasileira é famosa por suas telenovelas, e se pudéssemos rever o nome de cada uma e sua trama principal constataríamos que as mulheres tem sido o alvo.

Não se trata de um público alvo, ou segmento de uma audiência, mas de um grande estratagema, para alcançar a mente feminina. A mídia televisiva é o veículo, mas as informações e mensagens são de origem mais obscura.

Programas populares, que ocorrem aos domingos, quando a família toda esta reunida, não são menos perigosos. Idolatria de cantores, artistas e famosos, exibição de sensualidade e erotismo, afirmação de valores vulgares e anticristãos, são elementos sempre presentes.

Outros programas semanais, de fim de tarde, valorizam a violência urbana de forma explícita; outros com picos de audiência incríveis exibem anomalias humanas, perversões, brigas familiares ao vivo etc.

Aquilo que nossos olhos vêem traz luz ou trevas para nós; não é de se admirar que por vezes a violência familiar, perversões sexuais e sensualidade, tenham invadido o nosso meio cristão.

Cada imagem irá percorrer trilhas em nossos cérebros, vasculhando nossos centros sensitivos, memória, despertando sentimentos e formando conceitos e hábitos.

As imagens que foram traduzidas em pulsos elétricos irão percorrer essas trilhas e de acordo com o que acessarem em nosso cérebro as drogas do prazer serão liberadas, irão fortalecer essas trilhas neuronais. Os hábitos são estabelecidos aqui, assim como os vícios e comportamentos e conceitos.

O sistema de recompensa que o cérebro oferece através das drogas estimulantes e do prazer vai programar o nosso cérebro diante daquela imagem inicial apresentada na tela, absorvida pelos olhos e que foi percorrida pelos elétrons em nosso cérebro.

Cenas de violência vão gerar um comportamento violento; a nudez vai gerar um comportamento sensual e erotizado; a ficção vai gerar questionamentos e conceitos que podem distorcer a fé e a razão espiritual. O mecanismo funciona para tudo o que colocamos diante de nossos olhos; se a informação for boa, o processo será de conhecimento e enriquecimento intelectual.

Precisamos fazer uma clara distinção das coisas mundanas e as de valor eterno; das coisas boas e as que são ruins, até mesmo ao buscar Entretenimento. “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra” Colos. 3:2.

Felizmente a tv hoje tem muitas opções que facilitam nossas escolhas; há a tv por assinatura que possui canais excelentes para o entretenimento; mesmo a tv convencional possui alguns programas bons que se formos criteriosos poderemos assistir sem comprometer nossa espiritualidade.

Sejamos sábios em escolher o melhor.

Nenhum comentário: