FILMES – MUITO MAIS DO QUE EFEITOS ESPECIAIS


Os filmes são Entretenimentos acessíveis e muitos populares, por oferecerem uma experiência de excitação da visão e audição. Estes dois sentidos estimulados, liberam drogas em nosso corpo que nos conduzem a experiências virtuais vibrantes, românticas, sensuais e eróticas.

Os filmes são verdadeiras fábricas ilusórias por reproduzirem experiências fictícias, mas sensoriais. E o prazer que se obtém nestas experiências, é que vende bilhões de dólares a cada ano.

Não se trata dos efeitos especiais, mas sim do que esses efeitos provocam em nosso cérebro; quanto mais efeitos incríveis, maior o estímulo excitatório provocando a liberação das drogas endógenas. Os efeitos especiais tentam provocar situações de pânico, pavor, medo, perigo, surpresa, erotismo, romance etc.

E cada uma destas emoções é uma formulação de drogas, um coquetel único de estímulo ao cérebro para reproduzir as sensações exibidas na tela.

Mas as imagens geram muito mais que isto. Comportamentos são copiados para a vida real, sejam violentos ou simples hábitos. Pelo contato virtual com os astros copiamos seus cortes de cabelos, vestimos suas grifes, adquirimos seu estilo de vida, e assim nos tornamos cópias dos famosos.

Mas é justamente esse o grande processo investido na humanidade; Jesus tentando manter a Sua Imagem e Semelhança em nós; Satanás tentando fazer parecidos com os súditos de seu reino das trevas.

Os filmes de mais sucesso de bilheteria, e os mais alugados, são os de ação e violência.

O Salmo 101:3 e 4, afirma: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos ... isso não se apegará a mim ... não conhecerei o mal.” Esta experiência devia ser o ideal de todo cristão – não conhecer o mal. Quando assistimos a violência, o crime, a extorsão, o roubo e o assassinato, estamos consentindo e interiorizando esses valores.

Há uma grande fuga de valores e virtudes cristãs em nossos dias, e um dos fatores determinantes, é a participação do cristão nos conceitos e distorções que o mundo oferece. E essas informações vêm da forma mais impressiva ao cérebro – através das imagens e sons - para estimular o prazer e ativar o sistema de recompensa de nosso cérebro. Acabamos por sentir prazer na violência, no crime e no pecado.

Jesus disse em Mateus 6:23: “Se os seus olhos forem maus (informação má) o teu corpo será tenebroso (trevas, pecado).”

Os Cristãos que pretendem habitar no ambiente celestial ao lado de nosso Criador, não participarão de violência, crimes, erotismo, ou qualquer outra forma de pecado, pois estas não são facetas do caráter de Jesus, mas do arquienganador.

Muitos filmes trazem aspectos interessantes, como o filme “Armagedom” que apresenta Nova Iorque sendo atingida por um Meteoro; uma das principais cenas é o Empire States, que por muito tempo foi o prédio mais alto do mundo, símbolo do capitalismo norte americano por décadas, sendo atingido e totalmente destruído pelo asteróide. Nota alguma semelhança com fatos acontecidos em 2001?

Outro filme interessante é “Fim dos Dias”, e a propaganda que circulava nas revistas, trazia uma cena de Nova Iorque em chamas com a pergunta: ‘Não disse que Nova Iorque ia ficar um inferno no Reveillon?’. E realmente esta cidade ficou um inferno em 11 de setembro de 2001.

São interessantes não porque merecem ser assistidos; são filmes interessantes porque nos fazem pensar sobre que tipo de mensagens, subliminares ou explícitas eles querem nos passar.

3 comentários:

Anônimo disse...

e uma grande verdade mesmo

Anônimo disse...

e uma verdade mesmo viu

Anônimo disse...

e uma verdade mesmo