VICIADOS NO PRAZER


Como já dissemos, a busca ao prazer é o objetivo das pessoas procurarem as drogas. Mas existem motivos atrás desta busca, e se entendermos esses motivos, talvez não precisemos do prazer que as drogas oferecem.

A grande motivação é a necessidade do prazer; muitas pessoas estão em depressão ou desilusão e precisam do estímulo da droga para se alegrar. As drogas de abuso, na forma de medicamentos, possuem muitos usuários e que se encontram como ´dependentes controlados´; a depressão, a tristeza e os problemas levaram tais pessoas a procurar os recursos da medicina moderna, mas se esqueceram de viver de forma natural e de lutar para superar os sentimentos e problemas.

Há aqueles que são doentes, e a depressão é patológica. A droga se torna um recurso para a sobrevivência; mas mesmo estes deveriam com a ajuda dos familiares e profissionais de saúde, se desvencilharem das drogas e procurar formas naturais para o tratamento.

Outras pessoas não se satisfazem com a monotonia, e buscam a excitação das drogas. Isto é muito comum entre os adolescentes e jovens, mas não é algo exclusivo deles. A necessidade excitação pode ser resultado de algo secundário, como a ociosidade, falta de objetivos, falta de trabalho e realizações pessoais, super-proteção dos pais, excesso de facilidades na vida etc.
A excitação é um dos grandes males da nossa sociedade; as pessoas usam a excitação em várias esferas da vida – no entretenimento, na sexualidade, nas relações, na alimentação etc. Assim as drogas se tornam um catalisador (acelerador) para as várias situações em que nos envolvemos. Muitos tem a necessidade de excitação em qualquer área de sua vida, e assim abrem caminho para o uso das drogas, na sua forma simples (álcool, nicotina, cafeína) e depois para formas mais excitantes que são as drogas propriamente ditas.

As vezes a necessidade do uso de drogas é comportamental. O álcool é extremamente popular por este motivo; ele desencadeia na pessoa um mecanismo de desinibição, levando o usuário a se sentir mais comunicativo, alegre e descontraído. Outras drogas mais modernas e muito mais nocivas estão tomando o lugar do álcool nas festas e danceterias. O Ecstasy é uma delas, que oferece uma estimulação muito forte ao usuário, conferindo desinibição e energia excedentes. Por isso é chamado da ´droga do sexo´, pois confere um biorritmo alucinante aos usuários, que têm seu apetite e desempenho aumentado para o ato sexual.

Há aqueles que buscam uma experiência nova e louca, e os alucinógenos são sua opção.A curiosidade leva as pessoas a experimentar esse tipo de droga, e como as sensações oferecidas são muito reais e excitantes, a ação é repetida e transformada em vício. Os alucinógenos conferem visões ao usuário, que muitas vezes vê seu corpo sendo transformado, ou sendo levitado, voando etc. Essas drogas são muito perigosas por conferir um estado irreal ao usuário, mas extremamente real em sua mente. Vários relatos já foram documentados de pessoas que saltaram de janelas, por pensar estarem voando.

Descoberto os motivos de se usar as drogas, é necessário que uma postura contra as drogas seja fortalecida, para que qualquer artifício que venha nos sugerir o seu uso, seja negado e afastado.
Os mecanismos que nos levam a usar drogas são muito sutis. Amigos nos levam a usar drogas, a necessidade de ser aceito no grupo, o desejo de ser popular, o medo de ser diferente dos outros, a necessidade de impressionar as pessoas, ou de provar que posso fazer as mesmas coisas que os outros fazem ... enfim há muitos mecanismos psicológicos e persuasivos que nos levam a usar a drogas.

Somente uma conceituação clara de que as drogas não são boas, e uma postura firme de não se envolver, determinará que não as usaremos em nenhuma situação.

Para os cristãos os recursos são ainda maiores em se evitar as drogas. Podemos pedir auxilio ao nosso Pai Celestial, para nos fortalecer moralmente, e assim negarmos os mecanismos que nos seduzem para as drogas.

“Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” Josué 1:9.

Nenhum comentário: